Rio Capital Mundial da Arquitetura é tema de encontro entre instituições internacionais e brasileiras

Data: 06/11/2019

Departamento: Nacional

Representantes de instituições internacionais e brasileiras se reuniram, dia 4 de novembro, no Palácio da Cidade, em Botafogo, para assistirem à apresentação sobre o título de Rio Capital Mundial da Arquitetura 2020. Valéria Hazan, diretora executiva do Comitê Organizador Rio 2020, expôs os principais pontos do título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).
 
Estiveram presentes à reunião representantes de diversas instituições como o Ministério das Relações Exteriores, a Unesco, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), o IAB, o Comitê Executivo UIA 2020 Rio, o Instituto Memorial do Holocausto, a Secretaria Municipal de Cultura e  a Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro.   
 
A cidade, além de receber o título inédito, será também sede do 27° Congresso Mundial de Arquitetos, maior evento da área, que ocorrerá em julho. A expectativa é que apenas este encontro atraia cerca de 20 mil profissionais de todo o mundo. Mas a programação irá além. O calendário de atividades para 2020 está sendo elaborado e incluirá dezenas de atividades acadêmicas e culturais como exposições, debates, seminários e workshops.
 
Entre os destaques, o réveillon na Praia de Copacabana que anunciará o início das comemorações, o Forum de Cidades, que reunirá prefeitos de dezenas de metrópoles que discutirão os espaços urbanos do futuro, e o próprio congresso. Em breve, será divulgada uma lista parcial contendo dezenas de outros eventos que já se candidataram a fazer parte do calendário.
 
A importância dos cinco séculos de arquitetura presentes na cidade foi destacada por todos como uma das justificativas para a conquista deste título inédito. Além deste ponto, Valéria salientou em sua apresentação o protagonismo que o Rio de Janeiro exercerá durante todo o ano de 2020 na discussão do que se espera para os espaços urbanos de todo o mundo.
 
 
UIA 2020 RIO
Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e expectativa de público de 20 mil profissionais da área, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento convida especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas, justas e sustentáveis a debater soluções entre os dias 19 e 23 de julho de 2020. O Congresso conta ainda com eventos preparatórios e paralelos, como exposições, seminários e workshops, que acontecem por todo o país.
 
 

Post sem comentários! Comentar o post