Projeto de revitalização do Jardim Botânico de Paulínia é apresentado em Durban

Data: 06/08/2014

Departamento: Nacional

A arquiteta e diretora de patrimônio do Núcleo Campinas do IAB-SP, Maria Rita Silveira de Paula Amoroso, e a diretora do Jardim Botânico de Paulínia, Jeanette Inamine Miachir, apresentaram no dia 4 de agosto o Projeto de Revitalização do Jardim Botânico de Paulínia, em São Paulo, no 25º Congresso Mundial da UIA, que vai até o dia 7, no Centro de Convenções Internacional de Durban, na África do Sul.

Jeanette Miachir explicou que a proposta de revitalização do espaço visa à conservação ambiental da área, ao desenvolvimento de pesquisas, ao lazer e à educação ambiental de crianças, jovens e adultos.
 
Veja também:

IAB reúne arquitetos de todo o mundo no Congresso de Durban
​IAB inaugura amanhã stand no Congresso Mundial da UIA em Durban
Guia Operacional de Acessibilidade garante prêmio à Verônica Camisão em Durban
Vice-presidente do IAB-RJ participará de painel na Cidade do Cabo, na África do Sul

“O projeto de Jeanette Miachir foi pensando para aliar o espaço às propostas de trabalho do Jardim Botânico. Não tenho dúvidas que o trabalho servirá de referência para outros jardins. O trabalho, inclusive, recebeu o prêmio de sustentabilidade da DuPont, em 2003”, disse Jeanette Miachir.

A preocupação com a acessibilidade e o desenvolvimento de uma arquitetura sustentável foram diretrizes que nortearam todo o trabalho de Maria Rita Silveira. “O nosso objetivo foi transformar o Jardim Botânico de Paulínia acessível a todos. Além disso, todas as novas edificações foram pensadas para aproveitar ao máximo os recursos naturais e evitar o desperdício. Assim, as novas construções, como o laboratório, centro administrativo e de educação ambiental, foram equipadas para reaproveitar a água e tratar o lixo. Materiais sustentáveis também foram empregados na construção, como os tijolos de solo e cimento”, afirmou Maria Silveira.

Apesar do recente reconhecimento do projeto, a proposta é antiga e estava esquecida nos arquivos da prefeitura do município. “O projeto de revitalização do Jardim Botânico estava esquecido na Prefeitura. O que a nova administração de Paulínia fez, através da Secretaria Municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, foi resgatar esse importante trabalho e tornar o local adequado para o lazer e educação ambiental de toda a comunidade”, disse o secretário municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, Jorge Israel Almeida da Silva.

O IAB participa do evento em Durban, onde defende a candidatura do Rio de Janeiro a sede do congresso de 2020, concorrendo com Melbourne (Austrália) e Paris (França). O anúncio da próxima cidade-sede será feito no dia 10 de agosto, na Assembleia Geral da UIA.
Últimas notícias

IAB reúne arquitetos de todo o mundo no Congresso de Durban
Programa Internacional em Projetos de Restauro
IAB-RS no Conselho de Cultura do Estado
Concurso público para Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post

Comentários (01)

Esclareço que a iniciativa de ser mostrado o trabalho
da Arquiteta Maria Rita Amoroso do Jardim Botânico
de Paulinia, foi por ter sido aceito pelo IAB Campi -
nas a meu convite para o Forum-Seminário do Pro-
grama de Trabalho: Patrimônio - Região 3. Este tipo de convite fiz a todos os Departamentos do IAB obtendo resposta apenas de MT e Campinas

responda esse comentário>>