Prefeitura de Lages e IAB-SC lançam concurso de arquitetura

Data: 30/06/2014

Departamento: IAB SC

Uma parte da história da serra catarinense será restaurada e devolvida à população por meio de concurso nacional de projeto de arquitetura. O IAB-SC foi contratado pela Prefeitura de Lages, em Santa Catarina, para organizar competição que vai selecionar o melhor projeto para a adequação e requalificação do Mercado Público da cidade. O lançamento oficial foi na última sexta-feira, 27 de junho, às 17h, no próprio mercado. O concurso vai escolher a melhor proposta, que deve atender às necessidades da comunidade e preservar as características do prédio, construído na década de 1940, em estilo art déco.

A presidente do IAB-SC, Vania Burigo, explicou que os concursos públicos de projeto rendem ótimos resultados. “Essa modalidade é também uma forma democrática de valorizar o trabalho do arquiteto e urbanista. Temos uma oportunidade única de devolver à cidade este patrimônio histórico e cultural. O objetivo é que o Mercado volte a ser parte integrante de Lages, refletindo sua cultura, gastronomia e ajudando a mover a economia local”, afirmou.

Para Jorge Raineski, secretário de Planejamento do município, a parceria com o IAB-SC e a realização da competição são uma oportunidade de escolher o melhor projeto. “Grandes projetos e obras no país e no exterior passaram por concurso para sua execução”, disse.
 

Concurso de Revitalização do Mercado Público de Lages



Após o lançamento do edital, haverá prazo de 30 dias para inscrições no site do IAB-SC. A entrega dos trabalhos será feita em aproximadamente 80 dias. Os concorrentes devem apresentar seus estudos preliminares de arquitetura constando imagens e projeções, que serão avaliadas por duas bancas de jurados.

​A primeira banca do júri será constituída por cinco profissionais de arquitetura, que selecionarão os três melhores projetos. Os finalistas passarão pelo crivo de segunda banca representativa, formada por representantes de diversos segmentos (entidades, associações e universidades de Lages). “Nossa meta é fazer com que os desejos da sociedade sejam atendidos. Estamos buscando a participação efetiva da população na escolha do projeto, e acredito que iniciaremos uma nova história do Mercado Público”, diz Malek Ráu Dabbous, arquiteto e presidente do núcleo do IAB em Lages.

Fonte: IAB-SC
Crédito da imagem: Reprodução/Internet – ClMais

Post sem comentários! Comentar o post