O IAB e o momento atual

Autor: IAB-DN Data: 18/03/2016

Departamento: Nacional

Ante o quadro político e econômico em que se encontra o país, o Instituto de Arquitetos do Brasil reafirma o seu compromisso em defesa da democracia e da Constituição. O IAB reitera suas manifestações públicas, no mesmo sentido, expedidas na ocasião dos movimentos de junho de 2013 e em abril de 2015.

Aliado historicamente às forças democráticas, o IAB lutou contra o nazi-fascismo, pelas Reformas de Base, contra a ditadura militar, pela Anistia, pelas Diretas Já, pela Constituição Cidadã, pelo impeachment de Collor. Colaborou para a promulgação do Estatuto das Cidades e do Estatuto da Metrópole. Cunhou a expressão Reforma Urbana e a colocou na pauta política há cinquenta anos. Defende o Direito à Cidade como plataforma permanente.

O IAB reconhece que o quadro de dificuldades atuais, com graves repercussões para o exercício da profissão da arquitetura e do urbanismo, tem um de seus fundamentos no modo como o Brasil tem tratado a produção de seu espaço construído. Assim, tem a convicção que o Planejamento Urbano e o Projeto Completo são instrumentos fundamentais para a redução das desigualdades sociais e a democratização das cidades. O IAB considera indispensável a revogação do regime da Contratação Integrada/RDC e a promoção de um sistema de Planejamento como função de Estado.

O Instituto de Arquitetos do Brasil não apoia golpes. O IAB confia nas instituições democráticas para a superação das dificuldades do país. Reconhece a soberania popular como fonte da legitimidade política.
 
Rio de Janeiro, 18 de março de 2016.
 
Sergio Magalhães, Presidente - Irã Dudeque, Vice-Presidente - Fabiana Izaga, Secretária-Geral - Carlos Lucas Mali, Vice-Presidente Região Centro Oeste - Fabiano de Melo Duarte Rocha, Vice-Presidente Região Nordeste - Claudemir José Andrade, Vice-Presidente Região Norte - José Armênio de Brito Cruz, Vice-Presidente Extraordinário - Solange Souza Araújo, Vice-Presidente Extraordinária   Tiago Holzmann da Silva, Vice-Presidente Extraordinário - Rosilene Guedes de Souza- Vice-Presidente Extraordinária -  Norma Taulois, Diretora Administrativa e Financeira - Cêça Guimaraens, Diretora Cultural - Pedro da Luz Moreira , Diretor para o Congresso UIA2020Rio.

Post sem comentários! Comentar o post