Nota de Repúdio

Data: 01/10/2018

Departamento: IAB PB

O Instituto de Arquitetos do Brasil​, Departamento da Paraíba​, IAB.PB​, vem a público manifestar seu repúdio com relação à demissão das arquitetas e urbanistas Flora Oliveira e Marcella Portela da Instituição de Ensino Superior na qual lecionavam, fato ocorrido na manhã de sexta-feira, 28 de setembro.
 
Professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Patos, FIP, assim como todo o corpo docente e discente, ambas estavam envolvidas na organização do 5º Simpósio de Arquitetura e Urbanismo da referida IES. O evento ocorreu de 25 a 27 de setembro e, durante a programação, estudantes e convidados expressaram por meio de várias atividades, em oficinas artísticas e em palestras, posicionamentos contrários a determinadas pautas defendidas por algumas candidaturas presidenciais.
 
O IAB.pb defende a liberdade de expressão e respeita o espaço da diversidade de pensamentos sempre que haja tolerância e respeito ao próximo. Discursos de ódio com bases machistas, misóginas, homofóbicas, transfóbicas e racistas, entre outras que venham a corroborar com a opressão junto à grupos historicamente marginalizados e violentados, não podem ser tolerados. Sob todos os aspectos, posturas como essas atacam severamente a luta pelos direitos humanos, consequentemente o Estado democrático de direito.
 
Contudo, este Instituto repudia a forma pela qual as colegas arquitetas e urbanistas foram demitidas, especialmente por que em nenhum momento partiu delas quaisquer posicionamentos que configurassem descumprimento do regimento institucional. Destaca-se, ainda, o atentado que é punir professores por não censurarem estudantes e convidados, independente de suas posições políticas.
 
A carreira acadêmica dessas profissionais sempre foi comprometida com a valorização da pluralidade e da liberdade de pensamentos, aspectos essenciais para o ensino e que estimulam a reflexão crítica sobre temas que envolvem a profissão e a sociedade como um todo. A trajetória da gestão do curso de Arquitetura e Urbanismo das FIP sempre foi vista pelo IAB.pb como algo de extrema importância para o desenvolvimento do sertão paraibano, com visão de formação profissional justa e comprometida com os valores socioculturais do nosso Estado.
 
 A atitude tomada pela direção dessa Instituição de Ensino Superior vai na contramão do que até então esse curso preconizava: a qualidade de ensino e a formação adequada para seres humanos que devem pensar nossas cidades de maneira mais justa, democrática e socialmente possíveis.
 
Paraíba, 27 de setembro de 2018
 
Pedro Freire de Oliveira Rossi Arquiteto e Urbanista
Presidente do IAB.PB

Post sem comentários! Comentar o post