Juan Carlos Rico, referência em arquitetura de museus, fala no IAB-RJ

Data: 28/10/2014

Departamento: IAB RJ

O espanhol Juan Carlos Rico, doutor em arquitetura, historiador de arte e sociólogo, apresenta, nesta quarta-feira, às 18h30min, na sede do IAB-RJ, a palestra “Outra cidade”. Rico, referência em arquitetura de museus, lançou mais de 20 livros, coordenando alunos de diversos países do mundo em projetos experimentais. Ele discute, na apresentação do IAB-RJ, como aplicar conceitos de um museu à cidade. A entrada no evento é gratuita.

“Divido a palestra em três partes: na primeira, discuto a aplicação de técnicas de museu à cidade; na segunda, proponho a utilização da cidade como uma grande sala de exposição; e, por último, faço uma reflexão sobre o momento em que os museus vão para a rua, saindo de seu perímetro inicial”, explicou o arquiteto.

Nascido em Madrid, o espanhol, de 62 anos, trabalha, entre outras frentes, na coordenação de uma equipe multidisciplinar para a investigação da exposição e sua relação com o espaço. É autor de livros como a trilogia “Museus, Arquitetura, Arte”, “O paisagismo do século XXI, entre a ecologia, a técnica e a plástica” e “A difícil sobrevivência dos museus”.

Rico defende a importância de uma formação múltipla, mas diz acreditar na capacidade de aprender, sobretudo, com os seus alunos. “Quem trabalha com patrimônio deveria ter uma aprendizagem multiprofissional”, diz, para depois encerrar: “Espero que eles aprendam tanto quanto eu aprendo. Devo muito a eles”.
Brasileiros já fizeram parte de seus grupos de projetos experimentais, sobretudo em São Paulo. Ele defende um permanente intercâmbio entre estudantes do Norte e do Sul. “No Norte, são mais saxões, têm mais método. E, no Sul, mais intuitivos. A combinação dessas duas características dentro do mesmo projeto dá certo.”

Serviço

Outra Cidade

Local: Casa do Arquiteto - IAB-RJ
Endereço: Rua do Pinheiro, 10 - Flamengo - Rio de Janeiro
Data: 29 de outubro (quarta-feira)
Horário: 18h30min
Entrada gratuita

Post sem comentários! Comentar o post