IAB-Campinas discute tributação para escritórios de arquitetura

Data: 23/01/2017

Departamento: IAB SP


A contadora e sócia fundadora da Contmais Assessoria Contábil, Neide Nascimento, apresentou, na terça-feira, 17 de janeiro, workshop na sede do Núcleo Campinas do IAB-SP. Promovido pelo IAB-Campinas, em parceria com a Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura (AREA), o evento discutiu alternativas para a economia tributária dos escritórios de arquitetura e urbanismo.
 
Neide Nascimento apresentou temas como planejamento tributário e modalidades de contabilidade com foco na economia tributária dos escritórios.  Para o presidente do IAB-Campinas, Denis Roberto Castro Perez, o encontro foi produtivo e permitiu o esclarecimento de dúvidas dos participantes. “Nada mais oportuno, nesse período de crise, discutir a redução da tributação dos escritórios de arquitetura. A palestrante apresentou diversos aspectos da contabilidade de forma brilhante”, afirmou.
 
De acordo com a contadora, uma das maneiras para reduzir as perdas tributárias é definir o valor do pró-labore dos sócios administrativos dos escritórios equivalente ao salário mínimo. “Existe uma legislação que obriga o sócio administrativo a ter pró-labore e, consequentemente, recolher INSS. A nossa orientação é pagar aos sócios administrativos o salário mínimo acrescido de uma participação dos lucros, que é isento de Imposto de Renda e INSS”, explicou.
 
Ao avaliar a atual conjuntura do mercado e da profissão, a diretora da AREA, Maria da Graça Gargantini, disse que ser arquiteto nos dias de hoje é bem diferente da época em que tudo era poesia e talento. “Temos que estar organizados e profissionalizados em todos os aspectos para sermos competitivos. Só uma excelente assessoria contábil pode nos trazer essa tranquilidade para projetar em paz”, defendeu.
 
O workshop sobre tributos dos escritórios de arquitetura teve transmissão ao vivo pela internet e foi preparatório para o II Seminário Nacional de Núcleos do IAB, que ocorrerá em Maringá (PR), nos dias 25 e 26 de janeiro deste ano.
 

Assista o vídeo

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post