Grandes nomes da arquitetura internacional discutem metrópoles olímpicas

Data: 29/01/2015

Departamento: IAB RJ

O Consulado Geral Britânico, em parceria com o Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), promove o seminário “Londres e Rio de Janeiro – Metrópoles Olímpicas em Transformação.” O evento acontece na terça-feira, 3 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório do IAB-RJ, no Flamengo, e é aberto ao público. Os interessados devem enviar e-mail para inscricoes@iabrj.org.br para reservar a vaga.

Confira a programação completa do seminário.

 O seminário colocará em debate três temas: eventos esportivos globais e mobilidade urbana; revitalização da frente marítima (waterfront regeneration); e revitalização urbana e habitação social, todos com inspirações em Londres e no Rio de Janeiro. Participarão das discussões arquitetos, planejadores urbanos e gestores públicos brasileiros e britânicos, além de representantes do Royal Institute of British Architects (RIBA).

As numerosas transformações urbanas no leste de Londres, região em que foi construido o Parque Olímpico, tornaram-se referência em arquitetura e urbanismo no mundo. Para londrinos e especialistas emplanejamento urbano, este evento deixou vestígios e a confirmação de que os Jogos Olímpicos do século XXI podem ser pensados como instrumentos de desenvolvimento urbano para as cidades que os recebem. 

Segundo o vice-presidente de Relações Institucionais do IAB-RJ, Ephim, Shluger, o encontro inicia um ciclo de colaboração entre o IAB e o RIBA, e tem por meta estreitar o relacionamento institucionais, além de promover reflexão sobre as melhores práticas e o aperfeiçoamento e especialização dos arquitetos e urbanistas. 

“Com o kick-off desse evento, esperamos continuar esse intercâmbio essencial para a organização e resgate da prática profissional de arquitetura e desenho urbano no país”, afirmou Shluger. 

Entre os palestrantes do evento destacam-se o multipremiado John McAslan, CEO na John McAslan + Partners, e eleito Arquiteto do Ano no Mundo em 2009; Adam Williams, chefe de design e planejamento na AECOM, que lidera um time multidisciplinar no design e desenvolvimento do Masterplan do Parque Olímpico Rio 2016; e Pablo Lazo, diretor adjunto de planejamento urbano na Arup e um dos líderes mundiais em urbanismo sustentável.

Serviço
Londres e Rio de Janeiro – Metrópoles Olímpicas em Transformação
Quando: terça-feira, 3 de fevereiro
Horário: a partir das 9h
Local: auditório do IAB-RJ
Endereço: Rua do Pinheiro, 10, Flamengo. Rio de Janeiro – RJ
Inscrições: enviar e-mail pra inscricoes@iabrj.org.br e informar nome e telefone
Mais informações: (21) 2557-4480

Palestrantes

Jonathan Dunn - Cônsul Geral Britânico no Rio de Janeiro
Jonathan Dunn é Cônsul Geral Britânico no Rio de Janeiro desde agosto de 2014. Nascido em Oxford, estudou na faculdade United World of South Asia, em Cingapura, e se formou em Geografia pela Universidade de Sheffield. De maio de 2013 até Julho de 2014, foi Ministro Conselheiro da Missão da Embaixada Britânica em Brasília. A sua principal função foi a de apoiar o Embaixador na promoção dos interesses britânicos e na entrega de serviços públicos no Brasil. Jonathan teve grande responsabilidade por garantir a excelente coordenação da Rede Brasileira de Embaixadas e Consulados (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife), além da Rede de Cônsules Honorários. Jonathan já exerceu a função de Conselheiro Econômico na Embaixada e tem interesse específico em Economia e Políticas de Comércio.
 
Pedro da Luz Moreira – Presidente do IAB-RJ
É arquiteto e doutor em Urbanismo (UFRJ/FAU-Prourb). Sócio-gerente da Archi5 Arquitetos Associados Ltda, desenvolveu projetos para o Rio Cidade e o Favela-Bairro, e para o Jardim Botânico e o Parque do Vale dos Contos, em Ouro Preto. Foi professor adjunto da PUC-Rio e coordenador-geral do programa Morar Carioca. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF/EAU), diretor do IAB e presidente do IAB-RJ.
 
Alberto Gomes Silva - Presidente do CDURP
Formou-se em Ciências Sociais e tem pós-graduação em pesquisa e planejamento urbano e regional, sociologia urbana e ciências sociais no trabalho em comunidade. Foi professor de sociologia no curso de direito da Universidade Candido Mendes e trabalhou na Prefeitura de Angra dos Reis como coordenador geral do ProSanear, primeiro programa público de saneamento básico realizado no município. Também trabalhou como consultor para órgãos como Banco Mundial, Sepurb e FAU-USP, na avaliação de programas de urbanização de favelas e saneamento rural, e foi diretor nacional da ActionAid. De 2010 a 2012, como assessor especial da presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), criou e coordenou os programas Porto Maravilha Cidadão e Porto Maravilha Cultural. Desde dezembro de 2012 é o diretor-presidente da mesma companhia.
 
Jeronimo Moraes - Presidente no CAU/RJ
Formado pela FAU-UFRJ em 1978 e mestre pela PROARQ, Jerônimo de Moraes Neto desenvolve atividades de projeto, coordenação e fiscalização de edificações na Fundação Oswaldo Cruz. Foi presidente do IAB-RJ e coordenador do Programa de Melhorias Habitacionais em Favelas (PAP). É o atual presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) para o triênio 2015-2017.
 
John McAslan - CEO na John McAslan + Partners
John McAslan nasceu em Glasgow e estudou na Universidade de Edimburgo. Juntou-se à Richard Rogers + Partners em 1980, co-fundou a Troughton McAslan em 1984 e a John McAslan + Partners em 1996. Já recebeu mais de 75 prêmios de design, incluindo 15 prêmios nacionais e internacionais RIBA, três prêmios da União Europeia por Patrimônio Cultural e foi nomeado Arquiteto do Ano em 2009. John foi professor e contribui para numerosos organismos culturais. Em 2011, John liderou a reconstrução do icônico “Iron Market” em Port-au-Prince, no Haiti, após este ter sido destruído por um terremoto. Em 2012, John McAslan foi nomeado Comandante do Império Britânico.
 
Fabiana Izaga - Vice-Presidente no IAB-RJ
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1991), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Vice-Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil Rio de Janeiro. Foi a coordenadora de Intercâmbios da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010-2011). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente em projeto urbano, representação, mobilidade e habitação.
 
Adam Williams - Arquiteto Chefe de Design e Planejamento na AECOM
Trabalhando na AECOM desde 2006, Adam formou-se em planejamento, design e políticas urbanas na Austrália. Ele atualmente lidera globalmente times responsáveis pela entrega de soluções integradas para uma variedade de projetos de desenvolvimento urbano, com foco particular no planejamento e entrega dos Jogos Olímpicos e seus legados associados. Adam está baseado em Melbourne e no Rio de Janeiro, liderando um time multidisciplinar no design e desenvolvimento do Masterplan do Parque Olímpico Rio 2016, que contém o design esquemático detalhado de 7 instalações olímpicas e um centro internacional de transmissões de 70.000 metros quadrados. Além disso, Adam está ajudando o Governo Metropolitano de Tóquio e o Comitê Olímpico Organizador de Tóquio nas preparações para os Jogos de Verão de 2020. Anteriormente, Adam foi o diretor do projeto de Masterplan da AECOM para as Olimpíadas de Londres em 2012 e seu legado. Esse projeto foi essencialmente um esquema de regeneração urbana em larga escala que utilizou o investimento dos Jogos Olímpicos para atingir uma mudança positiva para toda a zona leste de Londres.
 
Ephim Shluger - Vice-Presidente no IAB/RJ
Arquiteto e urbanista, formado pela FAU/UFRJ e mestrado em Desenho Urbano pela Harvard School of Design. Acumulou ampla experiência internacional na área de desenvolvimento urbano, integrando os quadros do UNICEF (em Nova York) e do Banco Mundial (Washington, DC), em St Petesburgo, Guiné Bissau, Angola, São Tomé e Principe, China, México, Perú, Bolívia, Equador, Honduras e Venezuela. No Brasil, presidiu o Instituto de Planejamento do Rio de Janeiro (IPLANRIO), atual Instituto Pereira Passos (IPP), estando hoje à frente da OKNO Consultoria. Ocupa o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil. Entre suas publicações se incluem: Historic Cities and Sacred Sites – Cultural Roots for Urban Futures (com Ismail Serageldin), Economics of Singularity – Investing in Historic City Cores and Cultural Heritage Assets for Sustainable Development (com Guido Licciardi e Rana Amirtahmasebi). Coordenou, durante a Conferência Rio+20, o painel sobre Transformações das áreas portuárias do Rio, Melbourne e Copenhague.
 
Pablo Lazo - Diretor Adjunto de Planejamento Urbano na Arup
Pablo Lazo é um líder mundial no campo de urbanismo dentro do Arup e tem contribuído significativamente para a melhoria de muitas cidades, com sua visão e propostas. Seu trabalho é particularmente concentrado nas áreas de sustentabilidade, mobilidade, habitação e espaço público em relação à equidade e bem-estar, bem como na definição dos projetos estratégicos para atingir as metas estabelecidas pelas cidades. Com mais de 20 anos de experiência em projetos de regeneração urbana em grande escala, tem trabalhado intensamente no Reino Unido e internacionalmente (México, China, Espanha, Reino Unido). Atualmente, ele é diretor de projetos do Projeto Ribeirinho, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e do Plano de Revitalização para o centro histórico de Barranquilla, na Colômbia.
 
Carlos Francisco Portinho - Secretário Municipal de Habitação
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especializou-se em Direito Esportivo pela UniverCidade (2002), com pós-graduado em Direito Público e Tributário pela Universidade Cândido Mendes-RJ – “Instituto A Vez do Mestre” (2008). Advogado contratado por Tozzini Freire Teixeira e Silva Advogados 91997/2002), vice-presidente Jurídico do Clube de Regatas do Flamengo (2002). Professor pela Universidade Carioca nas disciplinas de Legislação e Ética na Publicidade, Introdução ao Estudo do Direito, e Instituições de Direito Público e Privado; professor de Direito Desportivo do Curso de Pós-graduação da Escola Superior de Advocacia de SP -ESA/SP- desde 2009, e da Escola Superior de Advocacia do RJ - ESA/RJ- desde 2010, e da Faculdade Candido Mendes IVM - desde 2009. É fundador do Partido Social Democrático e membro da sua Comissão Executiva no Estado do Rio de Janeiro (2011) e atuou como secretário de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2014. Atualmente responde pela Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro.
 

Post sem comentários! Comentar o post