Evento em Salvador discute a degradação e os problemas dos centros de grandes cidades

Autor: IAB-BA Data: 22/08/2013

Departamento: IAB BA

O Instituto de Arquitetos do Brasil-Departamento da Bahia (IAB-BA) realiza, nos próximos dias 23 e 24 de agosto, o sexto ciclo dos Seminários de Política Urbana Quitandinha+50, em Salvador. Com o tema “Esvaziamento dos centros: a dinâmica urbana e a expansão incontrolável”, a etapa baiana do evento acontece no Auditório Alfredo Britto da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, e terá transmissão ao vivo através dos sites www.iab.org.br e www.iab-ba.org.br. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, a partir das 8h30 do dia do evento. As vagas são limitadas a 200 participantes.
 
“O tema escolhido para discussão não poderia ser mais adequado ao momento de Salvador”, ressalta Nivaldo Andrade, presidente do IAB-BA. Enquanto novos bairros habitacionais e de serviços vêm surgindo em diversas zonas da Região Metropolitana, totalmente desprovidas de qualquer infraestrutura, existem hoje mais de 1.200 imóveis desocupados no centro da cidade. Os números são de um estudo realizado pelo Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador.
 
O IAB-BA defende que a recuperação e reocupação do Centro Antigo de Salvador devem ser colocadas como prioridades pelos gestores municipais e estaduais e por toda a sociedade soteropolitana “por causa da sua importância simbólica, dos seus valores paisagísticos e históricos, do seu processo de esvaziamento e degradação, além do seu indiscutível potencial de transformação”, alerta Nivaldo. Os ciclos de seminários do Quitandinha +50 analisarão o caso da capital baiana, a partir da reunião de especialistas com experiências em outras cidades do Brasil e do mundo.
 
Para a conferência magistral do Q+50, foi convidado o arquiteto Pablo Contrucci, que teve um papel fundamental no exitoso processo de renovação urbana do centro tradicional de Santiago, no Chile, que incluiu a criação de milhares de novas unidades residenciais através de convênio entre imobiliárias privadas e cooperativas habitacionais. O presidente do IAB-BA observa que essa palestra “certamente trará importantes contribuições, que podem servir de referência para os centros de várias cidades brasileiras”.
 
História do evento
Meio século após organizar o histórico Seminário Nacional de Reforma Urbana ser realizado no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, Rio de Janeiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil promove o ciclo de Seminários de Políticas Urbanas Quitandinha+50, com o intuito de discutir as metrópoles brasileiras, o território, a moradia e o papel do espaço público na cidade do futuro.
 
SERVIÇO
Seminários de Políticas Urbanas Quitandinha+50 (etapa Bahia)
Tema: “Esvaziamento dos Centros: a dinâmica urbana e a expansão incontrolável”
Quando: dias 23 e 24 de agosto de 2013, das 9h às 19h
Onde: Auditório Alfredo de Britto, da Faculdade de Medicina da Bahia (Ufba) [Terreiro de Jesus, Pelourinho, Salvador]
Inscrições: gratuitas. (No local, a partir das 8h30 do dia 23 de agosto).
Público-Alvo: Arquitetos, urbanistas, profissionais e estudantes de áreas afins, além de pessoas interessadas em discutir os problemas que envolvem os centros das grandes cidades.
Lotação: 200 pessoas
Transmissão em tempo real através do site do IAB-BA: www.iab-ba.org.br/


 

Post sem comentários! Comentar o post