Debate sobre o Centro do Rio gera grupos de estudo do IAB

Data: 10/06/2013

Departamento: IAB RJ

A Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, lotou nesta segunda-feira para um democrático e importante debate sobre as ações de transformação urbana para o Centro do Rio de Janeiro. Os estudos e projetos foram apresentados pelo arquiteto Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, da Prefeitura do Rio, a um público de mais de 200 pessoas, entre arquitetos, engenheiros e outros profissionais. Cerca de 20 profissionais apresentaram questionamentos.

O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, anunciou, como resultado imediato do debate, a criação de comissões propositivas para aperfeiçoar os projetos. "O IAB se propõe, nas próximas semanas, a estudar os projetos apresentados, através de grupos de trabalhos, de modo que possa levar à Prefeitura sugestões"

Washington Fajardo, depois de três horas de debate, considerou o debate positivo. "Estou à disposição para debater mais com a sociedade." 

Durante o evento, diante de reiterados questionamentos sobre a habitação no Centro, Fajardo propôs a realização de um novo debate, na casa, sobre o tema. 

O debate foi realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ). Entre os projetos a apresentados, estavam intervenções de mobilidade urbana, como o BRT Transbrasil, as linhas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que ligarão os bairros da Região Portuária ao centro financeiro e ao Aeroporto Santos Dumont, as novas áreas para pedestres (Av. Rio Branco e Rua Primeiro de Março), o Porto Maravilha, entre outros estudos.
 
Amanhã, o site do IAB publica mais informações sobre o debate desta segunda.

(Crédito das fotos: Fernando Alvim)

Assista o vídeo

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post

Comentários (01)

Como pode o prefeito, sem mais nem menos, por conta de uma reclamação pública deste evento no IAB, decidir pela troca dos trajetos do BRT e do VLT, da 1º. de Março para a Rio Branco e vice-versa?
Que planejamento urbano é este que se pratica no Rio?
Opinião e proposta em http://rioguina.blogspot.com.br/2013/06/o-transporte-do-rio-pelo-metodo-...

responda esse comentário>>