Censo CAU: mulheres já são maioria entre arquitetos

Data: 14/06/2013

Departamento: Nacional

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Braisl (CAU/BR) divulgou nesta sexta-feira, 14 de junho, o resultado do Censo dos Arquitetos e Urbanistas Brasileiros. Para a pesquisa inédita, foram ouvidos mais de 83 mil profissionais que responderam, entre os meses de outubro e dezembro de 2012, as perguntas que integraram o questionário aplicado no recadastramento profissional para a emissão das carteiras de identidade do arquiteto. O censo revela, entre outras coisas, que mais da metade dos arquitetos brasileiros é da Região Sudeste e que as mulheres, hoje, já são maioria, com 61%, mas ainda ganham menos que os homens. 

A pesquisa analisou temas como áreas de atuação, renda, interesses gerais e expectativas quanto ao crescimento do mercado.  Também foram levantados dados sobre o ensino da arquitetura, incluído nível de formação e satisfação com as escolas. Através das respostas obtidas, gráficos e tabelas foram gerados que apresentam um panorama da atividade no país.

Foram identificados 83.754 arquitetos no país. A Região Sudeste concentra 54% do total, respeitando a proporção do percentual de população. A divisão, nas outras regiões, é a seguinte: 23% estão no Sul, 12% no Nordeste, 8% no Centro-Oeste e 3% no Norte.



As mulheres representam 61% dos arquitetos, mas entre os mais velhos os homens ainda predominam, com 71,27% na faixa etária acima de 61 anos. As mulheres, no entanto, ainda ganham menos: o percentual é maior que os homens em todas as faixas salariais mais baixas.



Veja os resultados da pesquisa nos links abaixo

Censo – Dados gerais CAU/BR 2012
Folder – Censo dos arquitetos e urbanistas do Brasil

Post sem comentários! Comentar o post