ATHIS do IAB-RS capacita moradores para autoconstrução de suas residências

Data: 16/12/2018

Departamento: Nacional

 O projeto de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) do IAB-RS representa a preocupação da entidade com a qualidade de vida nas cidades e o papel social do arquiteto. Lançado com patrocínio do CAU/RS, foi implantado na Ocupação Cerâmica Anita-OCA, no bairro Vicentina em São Leopoldo.

A área faz parte do programa de Regularização Fundiária do Município e 68 famílias foram contempladas com atendimento pelo projeto, que tem como parceiros a Universidade UNISINOS, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, a ONG Mulher em Construção e a Associação de Moradores do Bairro Vicentina- AMBAVI.

A ideia original de projetos de reformas e ampliação foi alterada para projetos de construção da moradia completa do zero, em regime de autoconstrução pelos moradores, que já desenharam suas casas como queriam que fosse. “É a partir destes desenhos que estamos elaborando os projetos das 68 residências, numa equipe de cinco arquitetos”, explica a coordenadora Eloise Mudo.

No processo, as famílias participaram de oficinas de Projeto Participativo e Educação Ambiental. Agora, irão participar de capacitação com a ONG Mulher em Construção, cuja expertise é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para a construção civil. Coube à Prefeitura executar a infraestrutura necessária para melhorar as condições de habitabilidade das famílias no local onde as casas serão construídas.

Em paralelo, o escritório modelo da Faculdade de Arquitetura da UNISINOS vai desenvolver um projeto de Paisagismo Produtivo, no intuito de melhorar as condições ambientais da área, além de possibilitar a criação de atividades geração de renda complementar para a Comunidade.

Acesse vídeo com depoimento de Rafael Passos, presidente do IAB-RS
Acesse video com depoimento de Eloise Mudo, coordenadora do projeto 

 

Post sem comentários! Comentar o post