ARQAmazônia divulga relação dos trabalhos selecionados | IAB Brasil

ARQAmazônia divulga relação dos trabalhos selecionados

Data: 09/06/2016

Departamento: IAB AM


A comissão científica do 2º Congresso Internacional de Arquitetura e Sustentabilidade na Amazônia (ARQAmazônia) divulgou na terça-feira, 7 de junho, a relação dos resumos selecionados para apresentação no ARQAmazônia. Ao todo, 70 trabalhos foram submetidos à avaliação e apenas dois foram desconsiderados por não se enquadrarem nos eixos temáticos do evento.
 
Os autores dos resumos selecionados têm até o dia 30 de junho para enviar os artigos completos. A submissão dos trabalhos deve ser feita exclusivamente através da área restrita do congressista no site do evento (www.arqamazonia2016.com.br). Os artigos devem estar relacionados aos seguintes temas: cidade e produção do espaço na Amazônia; projeto de arquitetura e urbanismo para a Amazônia; gestão e planejamento urbano territorial; e tecnologias sustentáveis para a Amazônia. Os artigos serão avaliados pelo comitê científico, que emitirá parecer final de aprovação até o dia 8 de julho.
 
Segundo o presidente da comissão científica do 2º ARQAmazônia, arquiteto Antônio Carlos, arquitetos de todo o país se interessaram em submeter estudos ao evento. “Perceber que profissionais de São Paulo, Rio, Paraná, Tocantins, Ceará e de tantos outros estados estão interessados em discutir a produção arquitetônica na Amazônia é muito gratificante. O debate plural dessas diferentes percepções certamente vai contribuir para a qualificação da produção local”, disse Antônio Carlos.
 
Para o presidente do IAB-AM, Claudemir José Andrade, o congresso tem como foco estudar e verificar como a população está ocupando a região amazônica e aproveitando os recursos naturais disponíveis, sempre com a preocupação de não devastar. “Infelizmente, o desmatamento é preocupante na Amazônia. Na região do Pará, por exemplo, o desmatamento é significativo, o que prejudica o território. Porém, percebe-se também que existem cidades que buscam preservar suas matas”, explicou Claudemir Andrade.
 
O 2º Congresso Internacional de Arquitetura e Sustentabilidade na Amazônia (II ARQAmazônia) será realizado em Manaus, de 14 a 16 de setembro deste ano. Com o tema “Cidade e natureza, ambiente de todos”, o evento visa a propor modelos urbanos e arquitetônicos sustentáveis de apelo ecológico na Amazônia Continental a partir de propostas teóricas e experiências de projeto. Promovido pela Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), com organização do IAB-AM, o evento servirá de preparatório para o 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA), que acontecerá pela primeira vez no Brasil em 2020, na cidade do Rio de Janeiro.

Post sem comentários! Comentar o post