Adeus a Márcia Nogueira

Data: 07/01/2019

Departamento: Nacional

A Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/DN) lamenta profundamente pelo falecimento, no último dia 1º de janeiro, da arquitetura e urbanista Márcia Nogueira Batista.

Nascida no Rio de Janeiro em 1939, Márcia Aguiar Nogueira Batista se graduou em arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura (FNA) da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1962. Durante a graduação, estagiou no escritório dos irmãos M.M. Roberto no Rio. Em 1965, conclui o mestrado em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), sob orientação de Glauco Campello, tendo como título “Escolas primárias”.

Márcia Nogueira Batista foi professora da Universidade Santa Úrsula. Trabalhou no Departamento de Parques e Jardins de Brasília, nos anos 1970, dirigiu a Superintendência de Parques e Jardins de Salvador, nos anos 1980, e realizou consultorias em avaliação de impacto ambiental em Brasília, além de atuar em planejamento da paisagem e em estudos sobre patrimônio paisagístico pelo país afora. Participou da equipe responsável pela elaboração do dossiê da candidatura da Paisagem Cultural do Rio de Janeiro a Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, título obtido em 2012, e da preparação do Plano de Gestão deste sítio.

Márcia teve também ampla e intensa atuação juntos às entidades profissionais, tendo sido Diretora Financeira da Direção Nacional do IAB entre 2004 e 2006, durante a gestão de Demetre Anastassakis na Presidência do Instituto, e coordenadora do Núcleo Rio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) de 2005 a 2014.

Em 2007, Márcia Nogueira Batista foi homenageada pelo Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) como “Personalidade do Ano”. Em setembro de 2016, em São Paulo, foi homenageada especial do 4º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística, promovido pela ABAP e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Em 2017, foi indicada membro honorário da ABAP, em função da dimensão e qualidade de sua participação na consolidação do campo profissional, de pesquisa e de formação relacionados à paisagem.

O ex-Presidente Nacional do IAB Demetre Anastassakis recorda Márcia como uma “grande profissional da arquitetura do urbanismo e principalmente do paisagismo”, que “tinha o dom de ser firme, mas carinhosa e elegante”. Segundo Demetre, “sua casa, sempre aberta e festiva, nos recebeu para festas, comemorações, mas também para reuniões difíceis onde tínhamos grandes problemas a equacionar, às vezes democraticamente em contradição entre nós, e ela com sua palavra justa e conciliadora, sempre!!!”. Demetre lembra ainda que, quando Márcia ocupou a Diretoria Financeira do IAB durante a sua gestão, deixou a entidade superavitária e regularizou a situação financeira com a União Internacional dos Arquitetos (UIA).

Registramos aqui a homenagem do IAB à colega Márcia Nogueira Batista, os nossos agradecimentos póstumos pela dedicação e compromisso com a profissão e com a nossa entidade e enviamos as nossas condolências aos seus familiares e amigos.

Nivaldo Vieira de Andrade Junior
Presidente Nacional do IAB
--
Foto: Márcia Nogueira Batista durante a Premiação Anual do IAB-RJ, em 2006.

Post sem comentários! Comentar o post