Concurso Nacional Ensaios Urbanos

Data: 07/01/2014


O concurso, promovido pela Prefeitura de São Paulo e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB SP) tem por objetivo democratizar e qualificar o debate sobre o ordenamento territorial, abrindo um espaço de contribuição dos arquitetos para subsidiar o processo participativo de revisão do Zoneamento. Ao todo serão premiados 25 trabalhos, somando R$ 350 mil, distribuídos entre duas modalidades.

Modalidade 1

Cinco categorias que prevêem a definição de regras gerais de configuração urbana, conforme contextos urbanísticos ou tipologias pré-definidos;

Modalidade 2

Proposição de parâmetros de configuração urbana para unidades territoriais selecionadas, identificadas como de especial interesse paisagístico, histórico, social ou cultural.

O Zoneamento (clique aqui para conhecer a lei atual) - ou as normas de parcelamento, uso e ocupação do solo – faz parte do marco regulatório da política municipal de desenvolvimento urbano e deve seguir as orientações do Plano Diretor Estratégico, cuja proposta de revisão foi enviada à Câmara Municipal em setembro de 2013 (Projeto de Lei 688/2013). Clique aqui para saber mais sobre o novo Plano Diretor.

Neste contexto, o concurso será uma oportunidade de se ensaiar as diretrizes apresentadas na proposta de revisão do Plano Diretor e de se explorar modelos inovadores de regulação urbana que atribuam sentido público, urbanidade, melhorias sociais e ambientais e que considerem o tecido urbano existente no processo de produção e transformação da cidade.

Clique aqui, e faça o download do projeto em PDF

Link: http://www.iabsp.org.br/concursoensaiosurbanos

Status: fechado